terça-feira, 30 de março de 2010

Aos amigos: homenagem mais que justa

Procrastinei este texto, mas não deu mais, bateu aquela agulhadinha no peito, tive algumas coincidências nestes últimos dias, e tais foram bastante suficientes para me respaldar com conteúdo para dissertar.

Falar sobre amigos. Estou certo de que não existe relacionamento mais sublime que amizade, quando afirmo isso me coloco como dono da verdade, e reafirmo: nada se compara ao valor de uma amizade. Talvez indague você sobre amor materno, paterno e tantos outros de nossa família. Posso posicionar-me de duas formas: eles têm obrigação genética de nos amar, isso é natureza, seus projetos são arquitetados para desenvolver por nós afetividade, por outro lado, posso também conceber a ideia que antes de sua mãe, pai e irmão te amarem, eles se veem como amigo teu. Isto torna este exercício ainda mais fácil.

Para meus “blogados” de plantão, tenho evidenciado que construir uma vida distante tem sido uma tarefa no mínimo sufocante, e diante de distâncias, perdas e possíveis perdas temos por preceito humano a capacidade intrínseca de valorizar gestos pequenos e lembrar-nos, não sem saudade, de pessoas que deixaram alguma tatuagem  bem desenhada em nossas vidas, por menos que seja a ação, muitas vezes nem com doces palavras e sim com um fel para acordar. Pessoas que em meio a tribulações fizeram de apenas um ombro mudo, um consolo, conselho sábio e paterno.

Se tentássemos, por mais esforço que façamos, não conseguiríamos elencar quais foram os presidentes que votamos, ou mesmo os deputados em quem confiamos. Ainda que nos empenhássemos em relembrar de todas nossas paixões: platônicas, possíveis, impossíveis, imaginárias, professoras e fetiches, não conseguiríamos, visto que sem sombra de dúvidas pequenas e não menos importantes situações, quaisquer dessas bobas, fazem-nos lembrar de pessoas que souberam nos aceitar e se divertir. E o mais duro, muitas vezes essas fiéis pessoas foram trocadas pelas paixões que o tempo fez questão de apagar. Mas amigo espera, até chama de canalha e frouxo, mas perdoa. É assim: amigo é ser pai, mãe, irmão, cozinheiro, cupido, motorista, psicólogo, cobaia, banco de empréstimo sem juros, enfermeiro, cão, parceiro de lesca, cúmplice na cola, cúmplice na conquista, cúmplice na mentira, cúmplice na vida!

Muitas vezes batemos cabeça, inconformados com os erros dos nossos amigos e ficamos ainda mais estarrecidos e perplexos se esse erro é conosco. Juramos a Deus, ao mundo e ao nosso cachorro que nunca mais os perdoaríamos, que nunca mais sequer pronunciaríamos o nome do mau caráter. Ah, doce ilusão. Amigo é a extensão de Deus na terra para que entendamos o verdadeiro significado de amar. Nossos amigos nos antecipam em teor bondoso o que o mundo nos ofertará na maldade. Basta um telefonema, uma mensagem off line, um torpedo, um e-mail ou um scrap para você abrir um sorriso nos lábios, xingar ele em pensamento e amá-lo mais do que ontem e menos do que amanhã. Nossos amigos têm o dom de nos fazer perdoar sem guardar nenhum rancor, e certamente quando alguma falha é lembrada por algum deles, tenha certeza, é pra tirar um sarro e sacanear.

Mentalmente fiz um rol de meus amigos, e creia, esbocei um sorriso no rosto, lembrei-me de situações engraçadas, vexatórias, lembrei que cada um de meus amigos me fez construir minha vida, e são eternizados em mim, como pessoas malucas, insanas e inteligentes, mas que com seus brilhos únicos puderam extrair o meu brilho.

Ri. Chorei. Ri e chorei! Mesmo distantes, mesmo ausentes pessoalmente, mesmo sem poder rir de fatos novos, sei que se existe algo nesta terra que não podem tirar de mim, é saber que tenho pessoas que torcem por mim, oram por mim, choram por mim, riem por e de mim, têm saudades de mim, e também torcem para eu ficar rico, querem me chupinar, bando de interesseiros, risos. Esses amigos, sim, são a razão para eu ser melhor, porque eles me fazem crer que ainda há gente boa neste mundo. Não são perfeitos, longe disso, e quer saber de algo? Esta imperfeição que dá o tempero para cada um de nós. Amigo, você é único e especial.

Um conselho? Mande um torpedo ou um e-mail para um amigo teu. Sei lá, escreva uma carta. Com certeza isso vai trazer a ele alento ao coração, um sorriso no rosto e um insulto carinhoso a você! Imagine a cena assim que ler o torpedo: “aquele vagabundo sem vergonha falando merda”, traduzindo para a linguagem verdadeira: “Esse amigo, vale mais que um irmão!”

“Em todo tempo ama o amigo, na angústia se faz um irmão.” Salomão

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” Saint-Exupèry

Saudade em especial do meu amigo Alex. No msn não é a mesma coisa. A reação química de nossos venenos é melhor pessoalmente!

14 comentários:

  1. Seu ordinário...kkkkkkkkkk sem palavras...
    vai achar que é mentira, mas me lembro de vc ai nesse mundão "só" todos os dias...(e até penso em fazer parte dele, aliás, antes só em dois do que mal sozinho...kkkkkkkkkkkkk). Amizade construída de "tacadas de lesca" aos mais insanos reparos e comentários... Mais que um irmão, não é a mesma coisa por msn, mas adaptemo-nos ao que a vida nos propicia, já fomos "cú e carça" agora, aguçamos a imaginação para tentar decifrar as caras e bocas do outro lado da tela... Não é a mesma coisa, mas ainda é vc, e sou feliz por isso!!!
    Amigo é igual tatuagem e eu só não te tatuei, pq não caberia em nenhuma parte do corpo...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu boizinho...
    Te amo!!! Abrax
    Alex

    ResponderExcluir
  2. Como que eu faço pra aprecer o porcaria do meu nome ao invés de "anonimo disse"????????

    ResponderExcluir
  3. oiaaaaaaaaaa!!!! aprendi!!!! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Boizinho!!! Putz, essa é velha... Prepu!!!

    ResponderExcluir
  5. cadê meu nome nesse texto???

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkk... quem é Andreza Davi??? Conhece alguma??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    (pode esperar retaliação dependendo da sua resposta ok. Então, pra não perder o hábito, faça valer a pena... kkkkkkkkkkkkk)

    ResponderExcluir
  7. ah é assim então!!! como prova de que vc sabe quem eu sou, tem um jaquetão lindo, quentinho SEU na minha casa sr alex, que vc me emprestou pra eu não passar frio de moto; e que por sinal não vou devolver..kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkk

    Vai passar frio? Que exemplo de amizade!!! kkkkk

    Isso ae Dats, só não faz o Alex sofrer muito, pq se tem uma coisa que ele gosta é sofrer na mão de uma mulher!!! kkkkkkkkkkk

    Depois tem que aguentar!!!

    ResponderExcluir
  9. uiaaaaaaaaaa, senti falta dele mesmo!!!! miguinha do S2 (fiz o gesto com as mãos ok)...
    sabe que eu te adoooooooooooooorrrro....
    kkkkkkkkkkkkkkkk bjus
    e vc.... seu seu seu... bundaaaaaaaaaaa
    kkkkkkkkkkkk
    S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2...

    ResponderExcluir
  10. se me faz sofrer eu gamo... e vc já é comprometida!!! bjus

    ResponderExcluir
  11. então, parem por aqui...
    kkkkk
    dedinho podre hein Alex?

    ResponderExcluir
  12. já explicado o que é dedinho podre!!!
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir