terça-feira, 9 de março de 2010

Minha filosofia na aula de filosofia

Olá leitores, este texto foi escrito por mim em uma aula de filosofia jurídica. Arranquei uma folha do fichário e diante de tanto Aristóteles na minha cabeça, resolvi explanar sobre filosofia vital.

Esse meu professor parece um pouco psicopata, e quem não parece? O risco dele ler isto é relativamente existente, já que o mesmo no dia em que se apresentou em nossa sala disse que tinha: msn, orkut, facebook, flicker(?), site, blog e ainda mais alguns profiles de site de relacionamento, inclusive um de troca de casais... (este último foi um plus venenoso meu, melhor me explicar, assim me isento de indenizar o professor). Se ele pretende atualizar esse acervo nético diariamente, no mínimo ele gasta 30 horas, milagre este que achava que só o Unibanco era capaz de fazer. Enfim...

Estou descobrindo que nós somos a mescla de inúmeros loucos genéricos: filósofos, médicos, psicólogos (estes são os que mais medo me dão) e inúmeros outros insanos que perambulam por aí.

Filosofar sobre a vida... Acredite: É fácil! Essas ciências humanas só aparecem para levantarem dúvidas, por mais que se mascarem jurando serem as respostas e verdades dos dilemas, elas só servem para tatuar uma interrogação na sua testa.

Diga-me algo: se existem tantas questões e a filosofia é uma das ciências mais antigas, por que ainda não existe uma cartilha que me explique tudo por completo? Trocando por miúdos:
Questão 1. Por que nos apaixonamos? Chupa essa Aristóteles, não é o bom?
Questão 2. Essa é pra você Platão: Por que nós pessoas boas, temos imã natural para pessoas más?

Para que filosofia, se o que mais nos importa, sequer Cristo se preocupou em responder?

Não tenho a intenção de parecer um recalcado muito menos o "senhor paixões frustradas". Apenas quero protestar sobre o valor que damos às coisas que não explicam absolutamente nada do que precisa ser de fato elucidado.

Sim, teremos perguntas não respondidas pelo resto de nossas vidas e gentilmente declaro às pessoas que acreditam serem detentoras da verdade: Prefiro que sentem ao meu lado, com uma lata de coca na mão e com a mesma interrogação que a minha, ao invés de ouvir baboseiras não fundamentadas apenas para satisfazer sua síndrome de Sherlock.

O bacana desta vida é a incerteza e a dúvida do amanhã, afinal, o que seria de nós sem o suspense do futuro?
Ok, Oprah???

"A realidade é uma ilusão, embora bastante persistente."
Albert Einstein

3 comentários: