terça-feira, 9 de março de 2010

Praça de alimentação, lugar de diversão

Casos do cotidiano sempre são os melhores. Em alguns surtos de loucura, para poupar a bagatela de R$ 8 em transporte público, eu fico na minha faculdade todas as terças, o mais legal é que você ainda não entendeu o porquê chamo isso de loucura, irá entender, compreenderá ainda mais se você é apressadinho e viciado em ansiolíticos. Minha última aula no turno da manhã acaba por volta das 12h e tenho uma aula mais tarde que começa às 21h. Sei que você balbuciou um “nossa”, mas não tenha piedade de mim, não preciso, escolhi isso para mim. Agora se sua piedade tiver algum cunho monetário, aceito sim com maior prazer, e ainda redijo um ofício em agradecimento.

Nessa longa espera faço várias coisas, deixo todos meus compromissos da faculdade para as terças, vou à secretaria, vou ao centro acadêmico, vou ao restaurante mais longe, sento na praça de alimentação, escrevo alguns e-mails, respondo outros, leio algumas matérias, leio algum livro de ficção e às vezes até estudo um pouco e o tempo parece não andar. Mas nada nesse longo e fatídico dia me fascina mais do que analisar o comportamento das pessoas.

Minha faculdade também tem o colégio, e nesse horário, o que não faltam são pirralhos, para provar isso, ao meu lado, neste exato momento tem um púbere que veio mexer com uma menina, ela acaba de sair correndo atrás dele e deixou seu prato de comida na mesa, ahhh, eu me lembro quando eu descobri que meninas não eram inimigas, engraçado... Só um momento, já volto ao assunto, eita moleque pentelho, voltou aqui... (depois de tê-lo jogado no caldeirão de feijão, pelo menos na minha imaginação. Voltei)... retomando o assunto: você se lembra quando o sexo oposto era um arquiinimigo? Meninas: eca!!! Os tempos mudam, os sentimentos juntos, e os pelos e os hormônios já não cabem mais em nós, essa euforia toda, creia, também muda e cai, mas falemos só sobre o que temos gestão e conhecimento.

Esses casos cotidianos podem te alegrar, te pentelhar, te deixar preocupado, mas anterior a esse maldito moleque endiabrado, fui humilhado por um rapaz, é... essa é a palavra: humilhado! Um rapaz de uns vinte anos senta-se ao meu lado, com um prato sobre uma bandeja, o prato mais pálido que já vi em toda minha vida gástrica: arroz, batata, frango grelhado e para “desempalidecer“ algo verde, destes capins metidos a bonzão que renego no restaurante. Visto que acabei de sair de uma refeição carnívora digna de um tiranossauro rex, senti certa pena, mas aos pouco vi que ele prezava por uma vida saudável! Detesto quem tem vida saudável, sabe por que os detesto? Porque eles conseguem! “Oi, meu nome é Senhora Fitness, adoro Body System, sou vegetariana e nada como uma rúcula!” Você acredita mesmo que ela é feliz? A fórmula da felicidade terrena é essa: Comer, beber e dormir, não necessariamente nesta ordem, e com alguma pequena alteração para os mais assanhadinhos. Definitivamente, verde, só se for a embalagem do talento. Como falava, o processo de humilhação não acabou, não! Esse garoto fez um intensivo de tortura com nazistas, ele levou cerca de 30 minutos para comer uma pseudo-refeição! Isso, ao meu lado, com um prato me encabulava durante meia hora. Pasme leitor, e se segure na cadeira, tudo isso regado com uma água natural. Espera... Raciocine comigo: prato zen, folhas, 30 minutos e água? Esse garoto pode ser um candidato a messias da geração saúde. Logo ele é tema do Globo Repórter: "Vida saudável já é habito entre os mais jovens, movimento este que encabula os gordinhos." Plim-plim.
Passado o trauma gastronômico, as diversões falam mais alto, e rapidamente me recuperei, tomando uma coquinha. É impagável ver que as pessoas fazem de tudo para chamar a atenção, para serem “descoladas” e estarem na moda, prova disso, uma senhora de aparência de seus 400 anos, está com um chapéu, que eu quase a confundi com Santos Dumont! Aliás, o que ela está fazendo aqui, deve ter se confundido com a Santa Casa, que é no quarteirão debaixo. Ah, é isso mesmo, agora entendi o porquê dela ter pedido fraudas na “Casa do Pão de Queijo” aqui do Mack: confundiu com a geriatria, também, a culpa não é só dela, a propaganda ao lado do estabelecimento prova que é passível de confusão.

Viver em sociedade é no mínimo muito estranho, hoje estamos agradando, amanhã somos a escória, hoje somos torneiro mecânicos, amanhã somos presidente (não se iluda ralé). Agradar a todos é impossível, porte-se com moderação e não tenha a infeliz idéia de que mesmo assim todos te aceitarão, e é de suma importância que você entenda algumas dicas deste que vos fala: Se você é feio, tudo o que for diferente fará de você mais feio ainda, a melhor escolha é não chamar atenção. Você que acha que é engraçadinho, mas só você ri de suas piadas, você é chato e minha mãe já diria: “Ser engraçado é um dom, não force!”. E pra você que sabe que é burrinho: prefira ficar calado e acharem que você é burro, do que abrir a boca e terem certeza disso.

Nem todos são bonitos, nem todos são legais, nem todos são engraçados e nem todos farão sucesso, conforme-se e bem-vindo ao mundo!

7 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkk
    muito bom, merece uma coluna na Capricho!

    ResponderExcluir
  2. Capricho?
    Escrever para teens?
    Hum... o que me interessa é o $$$. rsss

    EGOÍSTA!!!

    ResponderExcluir
  3. leia Arnaldo Jabor... veja o que ele diz sobre dietas

    ResponderExcluir
  4. Arnaldo Jabor??? Hum...
    Ah, conheço, já dei uns toque para ele melhorar o texto!

    ResponderExcluir
  5. Sábio Davi, um dia meu pupilo (kkkkk) Uma coisa que vale todos que visitam este blog legal devem saber: sempre tenham um amigo(a) feio(a) e mal vestido)a). Com um(a) amigo(a) feio(a) e mal vestido(a) do lado, tenha certeza: voce será muito mais bonito(a), style e fashion... A inevitável comparação fará a balança pender para um lado. E claro, o teu irá subir... Palavras do Sábio Don Cadu, barão de Jaú. Sempre cite as fontes, Davi. Já tenho traumas suficientes para três encarnações e 7 gerações de minha família por causa daquela PAMCO do Dr. Thiago de Ameida. Aquele escória da humanidade... (www.twitter.com/cadusalvador)

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, adorei, não falo que vc é um palhaço !!!!!

    ResponderExcluir
  7. Aham...então o Davi é uma daquelas pessoas importantes com seus laptops que não desocupam a mesa da praça de alimentação quando queremos comer!!!! Zueira..
    Adorei o texto! Aquela praça gera sempre muitas indagações, principalmente, quando cercados por uma manada de adolescentes, não digo, emos, pois sei lá o motivo, mas o colégio mackenzie não possui tantos emos como no caso do meu ex-colégio Sagrado.
    A gente se vê no voleibol, Davi!
    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir