terça-feira, 23 de março de 2010

Solidão egoísta

Eu me sinto só.

Já falei muito sobre solidão em alguns pequenos grupos de crescimento que tinha na minha antiga igreja, acho que hoje posso falar com mais propriedade, creio ter know-how por questão de amadurecimento e sofrimento na pele. O dicionário Aurélio define solidão com bastante pertinência, redijo o que me chamou atenção: “estado do que se encontra ou vive só; isolamento”, outra definição: “situação ou sensação de quem vive isolado numa comunidade”. O primeiro é um conceito geral, já o segundo nos chama mais atenção pela dúvida que nos incita: como posso viver sozinho em uma comunidade? Quando questiono o “como”, não pergunto por sua forma de atuação e sim pela disposição da pessoa, que num leque imenso de relacionamentos consegue ainda assim sentir-se só.

Acredito que o fato de sentir-se só é um defeito apenas do solitário e não das companhias em potencial. E quando digo isso, coloco-me como exemplo a não ser seguido, especificamente eu espero de pessoas condutas e vontades que são pertinentes a minha pessoa. Vejo-me como alguém que tem dificuldade em relacionar-me simplesmente pelo fato dos outros não serem como eu acho certo que o sejam.

Quanto egoísmo e petulância, quanta pretensão querer rotular pessoas, traçar personalidades para que atendam anseios pessoais, mas fale-me, impossível que isso seja unicamente meu. Quantas vezes queremos que pessoas mudem, mudem ações, amem-nos da forma que queremos ser amados e não nos preocupamos se isso gera algo incômodo à elas. A culpa da solidão está totalmente vinculada a nossa falta de compreensão. Acostumamos tanto com nosso eu, com nossas necessidades, com nossas preocupações pessoais, e esquecemos que a base de qualquer relacionamento é cumplicidade.

Acredito sim que pessoas devem mudar, acredito sim que muitas coisas minhas devem ser mudadas e ainda acredito que muitas coisas nesse mundo também devem ser mudadas. Mas algo deve ser pensado com mais cuidado, o que deve ser mudado não é necessariamente o que não gostamos, o que deve ser mudado é apenas o que é errado! Creiam, existem coisas boas, e aos montes, que não nos agradam. Somos tão egoístas a ponto de querermos muitas vezes que pessoas boas tornem-se mais ríspidas justamente para satisfazer um capricho pessoal. Tamanha besteira! É mais do que justo que nos sintamos sozinhos, rejeitados e renegados, não temos problemas em negociar bons princípios para atender aos nossos “pitis” narcisistas.

Relacionar nunca foi uma arte executada com louvor por nenhum de nós. Tantas brigas explicam, tantas guerras evidenciam, ser diplomata é algo para poucos. E enquanto acreditarmos que a fórmula de bons relacionamentos encontram-se em nosso umbigo, nos sentiremos sozinhos porque relacionar-se consigo mesmo tem tempo determinado. Idéias diferentes são saudáveis, pessoas diferentes: nisso há beleza. E se isso dói no seu conceito egoísta, relacionar-se com pessoas diferentes só te mostrará que você é único. Para um egoísta, nada como o refrigério de ser único! Viva sem moderação! Enquanto não aceitarmos que as pessoas têm princípios próprios e diversos aos nossos, nem o Maracanã lotado e nem a companhia mais sonhada numa linda de noite de luar deixará de te fazer uma pessoa solitária.




ps: falando em solidão, me vi na necessidade de ter algo vivo junto comigo, não posso ter nem um cachorro nem um gato, comprei então uma planta carnívora, a batizei de Bell*. Se tiverem algumas moscas, mandem pra mim, entregarei pessoalmente à Bell. Acredito que acertei na escolha, planta carnívora diz muito sobre mim.
*nome da minha mãe, homenagem amorosa, estranha, mas amorosa.

5 comentários:

  1. Obrigada pela homenagem, agora a expressão vivendo "às moscas" não terá o mesmo sentido na sua vida, rs, beijos, te amo!

    ResponderExcluir
  2. Cara...eu precisava ler isso...demais!!!! bjus

    ResponderExcluir
  3. Cátia, eu quem agradeço por comparecer aqui, sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  4. DAVI, VC DISSE Q A BELL TEM MUITO A VER COM VC, POIS A PLANTA BELL É CARNIVORA,QUERIA SABER POR CURIOSIDADE OQUE UMA PLANTA CARNIVORA TEM A VER COM VC? KKKKK
    AS MOSCAS DEVEM SER PRESERVADAS VIVAS PARA ENTREGARMOS A BEL (MÃE)?

    ResponderExcluir
  5. Assim como nós, são bonitas, mas perigosas!

    As moscas podem ser entregue a minha mãe sim, se puder tirar o filé da mosca, fica mais fácil pra Bell (planta), ela detesta asa de mosca.
    Talvez ela viaje comigo no sábado, mas só se ela se comportar bem, está muito gulosa, essa semana ela comeu um filhote de gatinho que inocentemente caiu na armadilha que ela armou (um pires de leite)... tsc tsc... Bell safadinha (a planta).

    ResponderExcluir