quarta-feira, 14 de abril de 2010

Nada é inteiro por si só

Achei um espaço em meio a essa loucura de provas intermediárias. Confesso que começo este texto sem saber o que discorrer, talvez como um rapper eu possa tentar ousar no “repente”, e de fato vai ser assim, a inspiração virá.

Algo me chama a atenção: existem momentos em que achamos inspirações, motivações, vontades, desejos, anseios, aspirações, mas não sabemos direcioná-los. É, é isso. Já se sentiu assim? Com uma vontade incontrolável de mudar o mundo, salvar os golfinhos ou promover paz na terra? Mesmo não sendo candidato à Miss Mundo? Mas, infelizmente não sabemos como canalizar essas forças.

Não podemos reclamar de falta de aspirações, não podemos resmungar por termos pequenos sonhos ou mesmo porque nos falta um senso natural de modificar nosso mundo. Acredito que temos em nós alguns tons afinados propensos a fazer algo novo e benéfico em nossas vidas e por conseqüência na de outros.

Isso é um dom natural.

Mas como diria alguém: nem tudo são rosas. Pense comigo, raramente os complementos fazem parte do pacote. O queijo ralado não vem com o macarrão; o guarda-roupa não vem com a roupa, nem o guarda-chuva com a chuva; o girassol vem sem o sol. A Barbie vem sem o Ken e por esta última aprenda: por mais amores que tenhamos, a busca pelo seu par será inevitável, e ainda não tem a garantia da vitaliciedade. Tudo é dependente, tudo por si só não tem tanto valor senão atrelado a algum plus.

O sentimento altruísta existe em nós, mas o primeiro passo para exteriorizá-lo deve ser adquirido, tem preço. As dores, delícias e loucuras da quebra de vínculo não vêm no pacote vital. É necessário adquiri-las, aí novamente encontramos mais um paradoxo para nossa racionalidade: Qual a finalidade de termos desejos desenfreados de mudanças e anexo a ele a morosidade em fazer acontecer?

Se esse paradoxo é inevitável, convém num súbito “poliânico” acreditar que antes termos os desejos altruístas inicias à já nascermos no ostracismo, ao menos corremos o risco de algum surto “defeituoso” melhorar algo. E isso acontece a outro, confesso, me gera certa invejinha.

Penso em você leitor, não pretendo ditar passos para que alteremos esta situação - até porque soaria demasiada pretensão crer possuir verdades tão inovadoras - mas pretendo levantar um questionamento: o que te faz diferente e único? Se são apenas teus erros que te fazem “especial”, receio dizer que você talvez seja dispensável.

Parafraseando certo autor: no cemitério estão enterradas as maiores riquezas: o livro não escrito, a música não tocada e a canção não cantada, o melhor pai sem seu filho, e muitas invenções brilhantes, insondáveis em nossa restrita capacidade.

Não sei quanto a você, mas eu não quero ser mais um, quero deixar saudades!!!



ps: para meus leitores “juristas”: no campo das mudanças pessoais, na maioria das vezes o acessório não segue o principal. Retifico: Nunca segue!


Menção honrosa ao meu amigo Thiago, de Bauru: sua inteligência é agradabilíssima, obrigado pelo momento relax mesmo em um papo nético. Bom saber que por onde passamos temos pessoas que nos marcam com amizade, indicação de emprego, bons papos, uma tartaruga mordedora e a arte refinada de saber reconhecer uma mulher que vale a pena. (dgoncalves) ;)

5 comentários:

  1. Eu estaria sendo desairoso ou, até mesmo, indolente, se eu não deixasse consignada a admiração que eu guardo desse ser!
    Já te disse, mas hei de chancelar em rede pública (ou quase isso), que sua eloquência me espanta.
    Aliás, não só a eloquência eu diria, mas também a capacidade ímpar de fazer eu me enquadrar com rara perfeição em cada linha de um texto.
    Refaço aqui, todos os agradecimentos que me faço internamente em todos os bate-papos contigo... Obrigado pela amizade e pelas constantes diversões(parabéns pelo seu humor britânico e categórico) e pelos irrepetíveis momentos que nunca sairão da minha cabeça (tais como "autentificar" - sic)... Obrigado também por ser um norte quando me faltava rumo!
    Abraço dgoncalves!!!
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. miss universo??? kkkkkkkkkk
    já ganhou, já ganhou, já ganhou!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse blog é um dicionário virtual...dá até gosto ler...

    ResponderExcluir
  5. kkkkk
    É... quem disse que não promovo cultura???
    Abraços

    ResponderExcluir