sábado, 15 de maio de 2010

Brazil, a small country

Ao som de Djavan, 3h12, com os olhos semicerrados, resolvo dar um golpe na preguiça e escrever algo que estou refletindo desde a tarde.

Tem-se falado muito sobre a relação política de pacificação do presidente Lula com Ahmadinejad, presidente do Irã. Lula está esperançoso, crendo ter 99% de possibilidade de lograr êxito em sua empreitada de paz. Conforme ainda declarou, o presidente popular julga ter o “vírus” da paz. Diante do fato, refleti, mesmo diante da comichão da Copa do Mundo, decidi fechar o álbum (sem Neymar) e tentar entender um pouco sobre onde são depositadas nossas expectativas, vi que o nosso pessimismo é muito presente, mesmo no país dos que “nunca desistem”, otimismo não é o nosso forte.

A americanização do nosso país fez de nós pessoas que menosprezam nossas raízes. Wellington, fast food, know-how, feedback, ketchup e mais uma gama de neologismos estadunidenses , engraçado que o Windows em português sequer rabisca essas palavras indicando erro. Pior ainda são as mutações, tais como o cabeleireiro que “engringou” em hair stylist. Nada contra essa globalização, longe de mim ser xenofóbico. Mas quero ressaltar o efeito moral que é trazido nessa enxurrada do Tio Sam.

Acreditamos que o estranho é mais valioso, cremos piamente que o estrangeiro é melhor, e nos depreciamos, e isso tem me incomodado. Não quero fazer política, mas não sei de um presidente com essa expressão mundial, e o que mais vejo é ataque a sua performance. Não creio que Lula vá salvar o mundo, nem salvar os golfinhos e ainda impedir que as geleiras se derretam, mas não custa tentar aquecer o coração pensando que nós temos algum diferencial, entender que coisas boas existem em nós, e não são somente objeto de importação. Temos virtudes, e caiamos na real, essas virtudes não estão apenas no futebol.

Nós nos resumimos em padrões baixos, padrões fáceis de serem alcançados que não passam de movimentos morais imprescindíveis para sobrevivência. Chega disso! Chega de pessimismo, chega de esperar o pior de nossas atitudes, chega de aguardar o caos de nossos políticos, chega de falar mal da nossa economia, chega de falar mal de quem vive ao seu lado, chega de depreciar os que lutam todo dia fazendo do seu pequeno nicho algo melhor para ser habitado!

Seja qualquer religião, seita ou afim, tem-se a máxima de que somos o que pensamos ser, e a mesma pessoa que acredita na força das próprias mãos, desacredita no todo. Queiramos nós ou não, nosso sucesso está ligado a um sistema total, e não apenas aos atributos pessoais. Ao desacreditarmos no nosso potencial do todo, desacreditamos também no potencial pessoal. Não podemos nos conformar com esse determinismo a La Murphy. Não.

Sim, somos de uma magnitude de difícil administração, e infelizmente o crime, o desamor, a falta de zelo estarão sempre presentes, mas está mais que comprovado empiricamente que apenas olhar de soslaio e usar a técnica blá blá blá para não se conformar não muda nada. O que acha de simplesmente num movimento Poliana podermos começar a entender que o potencial está aqui, ao lado e atrás?

Não somos os melhores, mas temos valores, e enquanto nos reduzirmos ao carnaval e ao futebol, qualquer outro mérito que se desvincule dessa dupla tipicamente brasileira será alvo do nosso desdém.

Na boa, somos mais que uma bola e uma boa bunda!

3 comentários:

  1. Very good!! Your text are excellent!!!
    Congratulations...
    You are the must!!!
    Bye

    ResponderExcluir
  2. Até pq somos economicamente muito mais ricos que Portugal, Grecia, Espanha entre outros, que estão a beira da falência e carregam o título de países do primeiro mundo. País capitalista por natureza (não sei se isso é bom ou ruim). É bom que os EUA fiquem espertos, pra não perderem o lugar no topo da cadeia alimentar... Brasil na cabeça!!!

    ResponderExcluir
  3. O brasileiro precisa melhorar a auto-estima. Mas vendo novelas, futebol e noticiários idiotas fica difícil mudar a cabeça.
    Davi, acho q o Brasil está americanization justamente por falta de auto-estima e auto-confiança. Esses filmes de holywood que fazem isso. =)

    by Mr. Presidente Bavaria ou BRahma!?!!

    ResponderExcluir