segunda-feira, 3 de maio de 2010

O passado deve ser peneirado

Hoje, como toda boa segunda-feira fui à aula me arrastando, bem no final do meu dia letivo, tive uma surpresa agradável, não pelo evento em si, mas por saber o que poderia escrever algo para o meu blog.



Amanhã teremos eleições para a nova administração do Centro Acadêmico da Faculdade, e hoje o pensamento de uma chapa me chamou a atenção. Vieram com uma proposta marxista, acusando a faculdade de ter apoiado o regime ditador (o que de fato aconteceu), e clamando por um socialismo, não tão explícito, mas digamos, bastante declarado. Depois de uma “direção” um pouco mais ríspida do professor, os pequenos marxistas abrandaram seu discurso, que a meu ver, como todo e bom discurso socialista: utópico.



E o que mais me chama a atenção é mantermos algo com o passado que não geram nada, que nunca geraram nada e que pela tradição deste pensamento, não hão de gerar mais nada! Confesso que existem ensinamentos antigos que reverberam seu sucesso até hoje, temos ótimos exemplos, mas muitas vezes nos confundimos, o fato de ser rústico, arcaico e ainda ser comentado não faz desse idoso pensamento padrão de qualidade e digno de ser seguido.



No caso descrito acima, todos, absolutamente todos os países que foram contra este movimento tiveram um desenvolvimento maior, ainda assim, a corrupção intrínseca do ser humano jamais caberia num pensamento social, cheira a golpe. Diga Fidel.



Não tenho a mínima intenção de fazer uma monografia aqui, encerro o socialismo e me atenho às idéias.



Quantas coisas trazemos simplesmente por “memorial”, por tradição, por nunca ter mudado ou por ouvir alguém há séculos falando a mesma coisa. Todo esse acervo nostálgico cria em nós receio com o novo, uma síndrome de pânico à novidade. E isso certamente nos prejudica.



Sim, sei que o exercício de repetição é muito mais simples que ousar algo inovador, mas então, se não ousamos o novo temos que estar fadados a nos conformar com o resultado, sem sequer esboçar um sussurro de decepção.



O que me surpreende é que a artes e a ciência não evoluem concomitantemente. Em questão dos meus vinte e poucos anos vi o celular nascer, crescer, diminuir e ser um item de primeira necessidade com inúmeras funções. E também num espetáculo inverso a este, vi que as pessoas ainda não aprenderam a se entender, não aprenderam a se suportar, e ainda baseiam-se no conceito de amar, como algo mais pessoal do que relacional.



Já recebi algumas críticas por me declarar egoísta. Pior que ser egoísta, é achar que o passado movimenta o presente!



Acredite no novo, senão em breve, seu celular amará mais que você.



Egoísta, sim! Conformado, JAMAIS.







“Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo na mudança da mente.”



Gabriel Pensador

3 comentários:

  1. mudar, ai é que "tá"... coisinha dificir!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a mudança. Ela é fundamental para nós segundo Rom. 12. Porém se tratando de amor, você ainda se diz cristão com um discurso assim? O que você diria então do primeiro mandamento?

    ResponderExcluir