sexta-feira, 28 de maio de 2010

Recomeço...

Sexta-feira, mais um dia passado, mais uma semana passada, mais um mês indo, em breve um novo semestre.

Há algum tempo que eu tenho conversado comigo mesmo sobre recomeço. Recomeçamos muitos projetos na nossa vida, recomeçamos amores, recomeçamos dietas, recomeçamos controle de paciência, recomeçamos a estudar, recomeçamos o começo e o recomeço. Particularmente, gosto disso. Proporciona movimento e aventura nessa monotonia que vez por outra somos arraigados.

O recomeço tem seu brilho, porém tem seu “quê” de fracasso embutido, sim, temos o hábito de varrer essa poeirinha da desilusão para baixo do tapete, todo recomeço é precedido por uma batalha perdida, e o recomeço é um a homeopatia desta decepção pessoal. O fato de não conseguir vencer tal batalha é rapidamente quase superada apenas pela nova tentativa, a meu ver é ótimo, não existe nada mais valioso que pessoas pra cima, dispostas a correr o mundo para alterar pequenas infelicidades. Ah, a dinamicidade da vida!

Porém, tenho algumas ressalvas quanto as nossas concepções de recomeçar. Me parece que demoramos muito para essa atitude, alguns mais ilustres poderiam alegar que demoram para entregar os pontos, sob essa alegação dou minha anuência. Porém, fico aqui com os mais acomodados (eu), engraçado o prazer que nutrimos por dançar, sapatear e rodar por cima do que está perdido, alegamos inúmeras frases, jargões na vã expectativa de consolar ninguém mais do que nós mesmo achando que o fim ainda pode ser outro, e postergamos o recomeço... e em muito.

Nossa vontade em recomeçar está proporcionalmente ligada à aversão da mudança, o medo faz com que acostumemos e ainda pior: gostemos do caos. Quem recomeça não tem prazer nesse horror.

Nosso calendário inconvenientemente ajuda-nos a manter a perversa arte de amor ao caos. Esperamos muito tempo baseado na cronologia. Esperamos a outra segunda, pra recomeçar o regime que começou nesta segunda, e encerrou-se na terça. Aguardamos sobrar dinheiro para ir à academia, enquanto essa possível sobra é gasta em roupas e mais comida! Esperamos o início do ano para todos nossos maiores projetos. O coração se aquece no Réveillon, na contagem regressiva sempre pensamos que o ano vai ser diferente... O ano continua o mesmo, os problemas continuam ali, e os projetos esvaem-se em golpes ligeiros de meses, quiçá golpes semanais. Olhamos para o caos, abrimos um lugar para nossa cama, e deitamos lá até a apoteose do próximo ano. Demoramos muito para entender que a vida cobra de nós cada segundo!

Todo dia é dia de recomeço, hoje é dia de amar mais que ontem e menos que amanhã. É dia de viver e ser feliz. Cair na rotina dos desesperos não desesperados deveria ser crime, com pena privativa de descanso.

Seja sexta, seja terça ou quinta. À noite ou pela manhã, chovendo canivete aberto ou a um sol de rachar mamona. Nessa hora é hora de rever os erros, e recomeçar, que entendamos algo: nossa vida só é importante para nós mesmos, alguém pode dar um empurrãozinho numa nobre atitude, mas se não aproveitarmos o embalo, corre o risco de subirmos mais a ladeira.

Um comentário:

  1. Isso aí!!
    Nunca deixe para amanhã o que pode fazer hoje, agora!
    Abrax

    ResponderExcluir