sábado, 25 de dezembro de 2010

Então é Natal. E o que você fez? Nada!

Bom... Nosso primeiro natal... Pensei em escrever algo, me juntei a Santa Claus, e cá estou. Na véspera, e vou ter que confessar que não tenho bom relacionamento com o Natal. Não gosto muito dessa data. Acho a festa mais demagoga, apesar de entender o sentimento de redenção.

Não tenho a intenção de me prolongar, afinal preciso manter o protocolo social e encher a pança... Mais demagogia! Enfim, faço parte dessa terra fissurada em relacionamentos mentirosos, então, estou dentro, coloco meu sorriso no rosto, interpreto e faço minha diplomacia.

Não gosto de ser o estraga festa, não gosto de desmotivar as pessoas, mas eu acho o natal a maior sacanagem do ano. Sim...

Posso elencar inúmeros argumentos para isso, peço que não me olhem com amargura e nem me vejam como uma pessoa azeda, assim como muitos não gostam de comemorar aniversário ou detestam surpresa, o natal se encaixa para mim nesse desgosto pessoal. Vamos lá...

Primeiramente, natal, nascimento de Jesus... Argh! Preciso argumentar? Acho que não... Jesus está no lugar mais distante... ok!

Segundo, Papai Noel, os pais trabalham o ano inteiro pra dar um presentinho melhor para o gurizinho, quem leva o crédito? O "bom" velhinho! A maior sacanagem da paróquia.

Terceiro, somos maus o ano inteiro, não nos preocupamos com ninguém, falamos mal de todos, xingamos até a terceira geração dos nossos desafetos, e de repente, por 24 horas somos as pessoas mais bondosas do mundo, querendo paz, amor, alegria... Esse sentimento é tal qual Papai Noel, aparece um vez no ano. Nisso que eu entendo o sentimento de redenção.

É... Aí que entra a necessidade de mentirmos para nós que não somos tão ruins quanto dizem ou quanto nos acusamos... O Natal tem essa falsa magia, de que podemos chutar o balde o ano todo e termos momentos de torcida positiva - lapsos, melhor dizendo - como se isso fosse mudar algo.

É interessante que festejemos, afinal ninguém é de ferro, e de fato, as lutas do ano todo são um cão, só não podemos cair na besteira de acreditar que um dia faz de nós melhores, faz de nós unidos, faz de nós pessoas melhores, esse sentimento acaba junto com a ressaca, seja ela etílica, moral ou gastronômica.

Sei que não sou a melhor pessoa para apoiar ilusões, meu estilo "pé no chão" tem o hábito de acabar com isso, mas por favor, sem falso moralismo, é melhor ser um troglodita sincero a ser um monge puritano tucano em época de eleição. Caiamos na real.

Enquanto arrotamos peru, chester (o que é chester?), leitoa e afins, alguém tenta aí matar um leão pra sobreviver... Mais demagogia, confesso, ela deixa os textos lindos!

Feliz Natal! 

6 comentários:

  1. Bem tua cara mesmo.... Feliz Natal pra vc tbm!!! Ah, comprei o que me pediu, mas vou dar uma de Davi e ficar com ele pra mim! Beeeeijo!

    ResponderExcluir
  2. Bom proveito, aproveite meu bom gosto.
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que se vc entende o que não é o natal, gostaria de vê-lo escrevendo sobre o que é de fato e de direito, seria proveitoso informar as pessoas sobre o verdadeiro sentido do natal. Além das comidas e bebidas e falsidades a parte e mentiras e tantas coisas que nem merecem comentarios.
    o que não podemos esquecer que o teu texto faz uma critica ao que os homens fizeram com o natal!!!!!! e o que vc entende sobre o que Deus diz sobre o natal????????gostaria de ler sobre isso na tua otica. paz te amo e feliz natal sem falsidade. pois bem o que quero dizer, quando digo a frase.

    ResponderExcluir
  4. Permita-me discordar de ti, mas acredito que se fosse natal todos os dias, o mundo seria melhor... Ainda que seja só por 1 dia (a redenção), é bom que ela exista, até mesmo porque, isso pode motivar uma efetiva mudança interior permanente. Difícil? Com certeza! Impossível? Nunca!
    Aquele abraço e um FELIZ NATAL (E UMA VIDA FELIZ, SEMPRE)
    flwwwwwwwwwwwww

    ResponderExcluir
  5. Scoob, um eterno otimista... Não deixa de ter razão... Mas como já disse em algum lugar neste blog, prefiro o pessimismo, assim posso ser surpreendido... rs
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  6. Natal para mim nada mais é que uma data que todos se enchem de carnes (leitão, chester, peru, tender) e me perguntam: Nao vai comer carne???
    Não... Não vou!!! Não como nada que tenha vida... e alma (nas minhas concepções)

    Mas até que é uma festa legal... Eu, como todo bom italiano (com cidadania reconhecida e tudo) só posso falar do Natal Redenção, do Natal Nascimento de Jesus.
    Essa gastança e comilança típica so capitalismo cristão ocidental, eu ja nem falo muito...

    Abraços... To sem inspiração hoje...

    ResponderExcluir