domingo, 5 de dezembro de 2010

Onipresente, onipotente, onisciente e online

Eu não sou Deus, sequer tenho tal pretensão. Aliás, talvez seja uma das últimas coisas que gostaria de ser em minha vida. Gostaria de ser uma onda do mar, uma tarde chuvosa ou nessa linha deísta, porque não um semideus. É um semideus, poderia vagar entre a dor de ser um humano e a sátira de brincar com o universo e às vezes até sentir o reflexo da minha própria brincadeira. Um deus que fica em cima do muro, conveniente, nem homem nem deus, uma divindade pe essedebista. Enfim...

Tenho um sério distúrbio, eu descanso o corpo, mas minha mente nunca tira férias, chego em momentos de dormir a noite toda, acordar cansado de tanto sonhar, sonhar é bom, enobrece o homem e blá blá blá, mas tem seu lado ruim. E como tem. O sonho em demasia gera expectativa, apenas um percentual ínfimo dos sonhadores tem suas conquistas totalizadas. Assim, como um simples mortal que inveja os poderes sobrenaturais desses privilegiados, sonhar em excesso fatalmente faz mal à esperança. Mas... O que nos resta? Resta conjecturar. Nesses pensamentos infindáveis: se eu fosse Deus?

Se eu fosse Deus... Como eu agiria? Preliminarmente, antes de ser ovacionado pelos cristãos xiitas que me leem, saibam todos quantos lerem que o fato de agir diferente do Soberano não faz de mim um ateu libertino metido a déspota inconformado com o sistema “divínico” de governar a terra. Tentemos sair do patamar da religiosidade doentia e tentemos entender como uma possibilidade de entretenimento, ok? Não há heresia.

Sabe aqueles dias que você não deveria ter acordado? Acorda atrasado, não tem roupa passada pra ir trabalhar, perde o ônibus, queima a língua com o café e bate o dedinho do pé na mesa de centro da sala. Então, se eu fosse Deus eu alertaria as pessoas em sonho sobre isso, sinistramente tocaria a música do plantão da Globo em meio ao sono e falaria “meu filho, não levante da cama hoje, dia fadado a falir.” É, faria isso.

Avisaria sobre várias coisas, inclusive sobre as várias pessoas em que depositamos a maior confiança, o maior amor e depois sem pestanejar nos frustram, como num estalar de dedos. Avisaria aos mortais que isso é comum, e ainda faria a ressalva que não é minha culpa.

Como Deus, certamente eu engordaria todos os sarados e mulheres frutas (ainda mais, sacanagem eu sei) e quanto mais comessem mato para emagrecer, mais se tornariam uma bola (estilo Ronaldinho). Desenvolveria a picanha light, ou ainda melhor, as massas e doces emagrecedores. Afinal porque tudo que é bom engorda? De fato eu faria a tal “justiça divina”.

Acabaria com o telemarketing e de quebra com o gerundismo. Acabaria com as filas, e ainda avisaria a todos que tele-sena, mega-sena, mulatas do carnaval e tekpix não passam de engodo! Instituiria tipo um Procon preventivo celeste.

Enfim, acabaria e mudaria muita coisa, mas olhando bem para os meus planos, de certo eu tiraria toda a graça da vida, o legal da expectativa, o interessante de não saber ao certo o que pode acontecer. Afinal, só nos lembramos com um sorriso no rosto das coisas que nos doeram e foram superadas, sem elas não teríamos história nem vida, sequer um papo no bar. Infelizmente a vida é feita de desgraça superada, é o que nos faz diferente: a surpresa. Deus sabe o que faz, e se não soubesse de certo não me daria seu cargo. Eu tiraria toda a graça. 

Comente aí, o que você faria sendo Deus?

* o título é um plágio de @OCriador

8 comentários:

  1. Como sempre, mais uma crônica memorável.
    Gostei muito, Dr. Davi

    Mas apesar de todo o escrito, e também achar que Deus sabe o que faz, as vezes acho uma puta sacanagem certas coisas que acontecem, não tanto comigo, mas com o mundo de maneira geral, o que quase me tira do teísmo para o ateísmo...

    Se eu fosse Deus??? Hmmm.... Realmente nem sei o que faria, ainda mais que ultimamente meus refrões de músicas são: I don't wanna die. I sometimes wish I'd never be born at all E também (dada minhas maldadezinhas) Beelzebub has a devil put aside for me...

    Oh Glória.!!!!

    ResponderExcluir
  2. nada não. iria deixar o pau comer solto.

    ResponderExcluir
  3. Se eu fosse Deus, faria com que as Mães fossem eternas...

    ResponderExcluir
  4. E aí, Davi?!
    Adorei: "a vida é feita de desgraça superada"...muito bom!
    Vixe, faria muitas coisas se fosse Deus, mas acho que essas coisas não seriam muito apropriadas à uma divindade...hahaha
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  5. David,

    Se você fosse Deus, você não seria Deus.

    É estranho como o ser humano, sendo um ser gregário de natureza, consegue ser tão individualista, a ponto de seus problemas, até mesmo ínfimos, serem considerados os mais avassaladores do mundo. As pessoas deveriam olhar o mundo à sua volta antes de sentirem-se no direito de reclamar de suas vidas, mas, se o fizesse, não seriam humanos. Só é real altruísta quem tem condições de o ser.

    ResponderExcluir
  6. Hunm... prefiro ser o Batman ao invés de Deus.
    :D

    by Bródi

    ResponderExcluir
  7. "Você pode ter a fé quer quiser em espíritos, em vida após a morte, no paraíso e no inferno, mas em se tratando deste mundo, não seja idiota. Porque você pode me dizer que deposita sua fé em Deus para passar pelo dia, mas quando chega a hora de atravessar a rua, eu sei que você olha para os dois lados."

    ResponderExcluir
  8. Pois é, devemos olhar mesmo para os dois lados da rua, afinal não somos robôs nas mãos de Deus, essa é a grande cartada que Ele nos dá: liberdade de escolha...

    ResponderExcluir