sábado, 22 de outubro de 2011

A arte da auto miserabilidade

Ah... As surpresas da cidade grande. Lembram-se da história dos dois caminhos da Chapeuzinho Vermelho? Acho que fiz o caminho mais longo hoje, incrivelmente um trecho de 10 minutos se transformou em uma hora. Resultado: mais 3 horas na rodoviária para pegar outro ônibus, aguardem até eu ter meu helicóptero...

Enfim, não quero lamentar, são coisas que acontecem, paciência, melhor o caminho longo do que ter encontrado o lobo mau. Justo? Chega de metáforas, pelo menos com conto de fadas, vamos ao que importa.

Tenho insights, existem momentos que apenas uma palavra me desperta uma dissertação. Esse é mais um caso, de uma conversa descontraída minha mente se aqueceu e me deu certos pensamentos.

Muitas pessoas têm dificuldade em serem elogiadas. Os elogios, para estes, geram um rubor no rosto, uma risadinha tímida e certo acanhamento com palavras que nada falam: “Que isso? Ah, jamais... He-he”.

Eu não sou desse tipo, gosto de ser elogiado, não tenho vergonha de ser bom e nem me culpo por isso: “Ah, obrigado, sou bom mesmo nisso.” Ok! Posso até concordar que há certo ar de arrogância, no entanto questiono: qual a linha que separa a modéstia com condição análoga de minimização própria? Qual o problema em ser bom em algo? Qual o problema em assumir ser perito em algo?

Não quero questionar a raiz desse mal universal, apesar de me coçar para apontar alguns culpados, no entanto, temos problemas em nos admirarmos, acreditamos que falar que não somos tão bons nos fará mais aceitos, mais queridos... “Nossa, como ele é modesto.” Modéstia é mesmo um elogio??? Se achar aquém é ser elogiado??? Isso é problema de quem não se enfrenta. Reconhecer pontos fortes é reconhecer que temos pontos fracos a melhorar.

Por favor, não entenda que deve se vangloriar ou desfilar com camisetas do tipo “sou foda”, não! Não, para, não é isso! Nada disso... As boas condutas que visam à aceitação, em geral estão ligadas a criações de comportamentos monstruosos que só percebemos com o tempo. Por outro prisma, uma boa modéstia não deixa de ser um falso moralismo, é simplesmente compactuar com os pequenos que acham que devemos nos mensurar como pequenos. Se conhecer, se assumir está totalmente linkado a ser alguém nobre. Se você é bom, não precisa negar; se é bonito, não precisa se diminuir; se é espetacular, acredite, o melhor é assumir isso.

Paremos de focar nossos erros, nossas debilidades, nossas dificuldades. Eca! Todos nós temos que mudar, fato! Mas o que impressiona em nós são nossas habilidades, sim, essas que muitas fazemos questão de diminuir e por vezes esconder ou negar.

Não estou interessado no teu erro, isso a gente resolve no caminho, me mostre o quanto você é magnífico, e isso você sabe muito bem o quanto é!

Responda em 5 segundos: você é bom em que? 5...4...3...2...1... Se teve dificuldade, se reveja urgentemente.

10 comentários:

  1. eu sou boa em errar a aprender com meus erros ;) (ou não...)

    ResponderExcluir
  2. Já que vc tá falando, vou confessar que vejo o meu facebook e penso: Puxa, se eu não fosse eu mesma, com certeza me apaixonaria por mim!!!

    ResponderExcluir
  3. o que é ser bom em algo? a sociedade impõe o que é algo sem que este algo seja realmente algo para nós. O que é o seu algo, para que, quem e de que modo você o faz? será seu algo bom para a sociedade já modelada, ou será seu algo efetivamente bom para você? UI.

    ResponderExcluir
  4. É, vou passar a lidar melhor om os elogios! rs

    ResponderExcluir
  5. Grande Divã... ops, Davi* kkkk
    Aceitar elgogios faz parte de se gostar e se valorizar. Do mesmo modo que aceitamos ou tentamos aceitar nossas falhas, também deveriamos aceitar um elogio. Sem deixar que isso nos torne arrogantes ou se ache maior que os semelhantes.
    Valeu Davi.
    Abraço.
    Evandro

    ResponderExcluir
  6. No dia 20 de outubro, minha prima Dani escreveu no mural dela: "é complicado ser: GOSTOSA, LINDA, MARAVILHOSA, PODEROSA E ALÉM DE TUDO ISSO, INTELIGENTE, SER FUNCIONARIA FEDERAL, FAZER SÓ AQUILO Q QUER E MORAR NA ORLA DO CABO BRANCO EM JOÃO PESSOA....isso não eh pra qualquer um nao...eh só pra DANIELA P. MARCHI-SALVADOR...
    Desculpa ai se vc ficou morrendo de inveja....mas...é TUDO VERDADE!!!!" Algumas pessoas comentaram que era arrogância... E depois ela se desculpou, dizendo que queria cutucar uma pessoa. Tudo bem, mas como eu disse para ela, e para muita gente, modéstia não casa com sucesso. Humildade não casa com progresso... Acho pernóstico quando dizemos a alguém que ela é boa em algo e ela baixa a cabeça, e diz: são teus olhos... Pior quando desqualificam. Tipo, elogiei o sapato de um amigo e ele disse: "Ah, imagina, é só um sapato à toa que comprei". Eu fiquei indignado, e ralhei: Meu, que desqualificação tripla!!! Em uma só tacada ele desqualificou o meu gosto, o próprio gosto, e o gosto do estilista que desenhou o modelo. Numa tentativa de serem bons ou amáveis, acham que para isso têm que se subvalorizarem. Sempre disse: Acho isso horrivel. Bom, também me acham arrogante, mas eu não me importo. Claro que eu também não conto minhas batalhas e vitórias por aí, nem digo que um dia erguerão estátuas em minha homenagem (mas não reclamarei se fizerem)... Mas eu sei que tenho meus defeitos? Sei. E muito mais, eu sei que tenho minhas qualidades, meus "dons"... Ou, como eu respondi resumido à minha prima: " Dani, eu sei pois as vezes eu faço o mesmo. Rsrsrrsrs... Mas você não falou nada demais. Não é para qualquer um. Rsrsrsrs... Eu acho meio que "o cúmulo" quando alguém desenvolve um ótimo trabalho, e quando é reconhecido diz: "Ah, imagina! São teus olhos"... Modéstia é uma coisa... Negar o próprio valor é outra coisa. Rs. Beijos" e minha irmã mais velha: " Voce lutou por isso tudo. nada mais justo. De certa forma é um incentivo pra outras pessoas estudarem e também conquistar o espaço merecido! bjos de tua prima Ana Maria AnaMarianja."... Esta é a mágica da vida: ver na adversidade, a possibilidade... mas isto geraria outro assunto... Abraços, brother.

    ResponderExcluir
  7. Hahaha... Demais!!! Eu sou bom, que se foda o que acha de mim!!!

    ResponderExcluir
  8. Fãs aguardam novas crônicas e textos.
    Fãs gostam
    Fãs querem
    Fãs exigem
    #todaschora

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Ótimo texto e muitos se identificaram com muita coisa escrita!!!! Principalmente eu, mas, agora com o que acabei de ler você me ajudou muito. A pensar em minhas prioridades e minhas habilidades que tenho escondendo. Se gostar ou não de alguém temos que aceitar do jeito que essa pessoa é e ponto.

    Abraço David seu blog é massa!!!!

    ResponderExcluir
  10. Escrever que é bom... Nunca mais!

    ResponderExcluir